segunda-feira, novembro 26, 2007


Estou vendo, nesse momento, um programa na Record sobre as tropas de elites das polícias brasileiras. Já falaram de uma de São Paulo, que não lembro o nome, do BOPE, da PM daqui do Rio, e do CORE, da Polícia Civil carioca.

Sinceramente, respeito muito esses policiais. Realmente são bem treinados e, até que se prove o contrário, não são sujos como a polícia em geral (em especial a PM).
Mas não concordo com a discussão que tem havido após o lançamento do filme "Tropa de Elite". Vários setores da sociedade, inclusive atores que participaram do filme, criticam as ações do Capitão Nascimento e a sua tropa, por serem truculentos e violentos em excesso.

Violentos em excesso? Vai botar a cara na frente de bala de fuzil pra ver o que é violento!

Acho, realmente, que o governo anda pecando em ações sociais que ajudam nessa questão da violência, mas dizer que a polícia não deve agir assim é brincadeira. Marginal tem mais é que ir pro saco preto mesmo. 99% dos que estão lá, não têm salvação. São de índole ruim e entraram no tráfico porque quiseram. Ou vocês acham que alguém como o Uê, célebre traficante aqui do Rio (e que, numa rebelião em Bangu, cortaram a cabeça e jogaram futebol com ela hehehe), condenado a 400 e poucos anos de prisão, tem salvação? Não tem! Não adianta dizer que depois de 30 anos, que é o máximo que nossa sensacional lei permite, ele vai ter cumprido o seu débito com a sociedade. Além de não ter cumprido nada, ainda vai voltar pro trabalho que sempre fez tão bem...

Outra coisa que não concordo de forma alguma, é dizer que o Caveirão (carro blindado do BOPE) é um absurdo e que a polícia entra matando qualquer um na favela. Não é. E não tem como me convencer do contrário. Conheço VÁRIAS pessoas que moram em favelas e todos são categóricos em dizer que traficante atira em morador pra colocar a culpa na polícia. É EVIDENTE que algumas mortes podem ser ocasionadas por disparos de policiais, mas a esmagadora maioria é cometida pelo pessoal da comunidade mesmo.

Portanto, BOPE, CORE, ou qualquer outro grupo de operações táticas especiais, vocês estão de parabéns. Continuem a enfiar azeitonas na testa desses vagabundos.
Governo, isso só não adianta. Ações sociais são sim necessárias. Urbanização, creches, parques de diversões, vilas olímpicas.

E, sociólogos que dizem que a polícia é violenta... vocês são uns fanfarrões!

postado por Rodrigo às 5:55 PM |


Perfil

Rodrigo Rebelo
Fotolog
Orkut


Blogs

Boo
Cecília
Gunter
Joo
Junior
Kel
Leonardo
Lisa
Lilith
Lolla
Marcelo
Maria Thereza
Pedro Gabriel
Raquel
Roberta
Tati
Vivi


Vários

Amantes da Katia
Bacana
Catarro Verde
ChemicallBlogg
Cocadaboa
Discoteca Básica
falecomdeus
Fausto Wolff
Futebesteirol
Gordurama
Jesus, Me Chicoteia!
Jornalista de Merda
Kibe Loco
Malvados
Omelete
Paulo César Vasconcellos - SporTV Poppycorn
Scream & Yell
Senhor F
Surra de Pão Mole

Arquivos